Ah pois é minhas amigas!!! Ontem acabei a minha primeira semana de trabalho com um horário das 8h até 23h. Se não tou em erro...14 horas consecutivas!!!!
Agora só mesmo na próxima 4ªfeira!!!
Bem...devo dizer que foi duro! Mas acabei a semana! Trabalho principalmente na ala sul, onde estão os verdadeiros "gansters". Miudos das ruas de Nova Iorque e arredores que são ou foram líderes de "gangs" e que acabaram nesta instituição por cometerem crimes violentos. Dali só mesmo a prisão.
Devo dizer que começei a semana, assustada. Mas depois de uma hora, o medo tornou-se em compreensão, disciplina, autoridade e emoção. São adolescentes que tirando os crimes que cometeram, são miudos normais que apenas lutam por uma oportunidade na vida! Vem de familias onde a mãe e pai pertencem ao mundo da droga, do crime ou apenas não querem saber...
Todo o sistema é muito rigido e não é uma prisão, porque não temos as grades! Mas tenho o espaço para trabalhar numa relação onde para além de se mudarem comportamentos, posso ser alguém que apenas ouve...o medo passou e agora é apenas ..."go with the flow".
Mas, há o outro lado...e vou detalhar. A ala norte...os ofensores sexuais. Primeira impressão...miudos apenas que querem ser ouvidos e que pedem por uma oportunidade...bem...não é nada assim!
São adolescentes com sérios problemas psiquiátricos com demências graves e grandes distúrbios de personalidade. A agressividade eu sei lidar com ela...mas o silêncioooo..é duro!
Têm reacções para as quais não tenho preparação...vamos ver ... estou a aprender e não na teoria...tou a aprender na pratica!
Vou-vos contar um caso!
Ivan (nome ficticio), um miudo de 14, 15 anos que nos observa de alto a baixo e nos rodeia como um animal que anda à caça e sedento por sangue (não tou a exagerar)!!! Desde o primeiro dia que contactei com este miudo que senti um "calafrio"!
Pois bem, Ivan tentou violar duas miudas, e é o caso mais critico da ala. É doente psiquiatrico e descobri, porque assiti a um episodio de descontrolo e a causa foi porque Ivan minutos antes, viu um pouco da minha roupa anterior e sentiu-se sexualmente excitado. Depois de acalmar, veio ter comigo, disse-me o porquê do episodio e pediu-me desculpas.
Achei estranho e foi ter com o Staff para reportar o incidente...Pois deu-me uma folha de regras de como o Ivan deve agir com o Staff feminino...deverá estar não mais que 3 passos de distância e sempre que tiver estes episodios (que acontecem numa base regular) deverá falar com a pessoa (mulher) que provocou o seu estado de descontrolo e pedir desculpa!
Bem...este é um caso! Devo confessar que não gosto da ala norte. Nos olhares, apenas vejo o vazio de quem nada sente.
E medo...não o conhecem...não tem qualquer sentido de civismo e de empatia pelo "outro". Sobrevivência é a ordem do dia!
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
realmente miga os casos de vida são lixados e pensamos nós que temos problemas .Tem calma
beijos
Post a Comment