Friday, January 26, 2007

Suicidio...

Uma vez mais...apetece-me escrever sobre o que faço...

Esta semana o meu trabalho incidiu com jovens traficantes de droga...mas a problemática é bem mais extensa...são jovens detidos por tráfico de droga, mas todos eles, sem excepção consumem!

Todos os dias, eu e outro colega batalhamos para os afastar da droga, mas o que fazer, quando eles vomitam, tremem, gritam, batem nas paredes, agridem quem os tenta ajudar, apenas por mais "uma última pastilha! É a última, prometo"!

Promessas vazias e ocas a quem o vicio controla e os faz lutar contra o seu próprio corpo e mente. A sua única solução sem as ditas "pastilhas" é o suicidio...

Rob (nome ficticio) filho mais novo de uma familia de 3 irmãos, mãe toxicodependente, pai militar, divorciados e casados com a sua própria familia. Rob está no MPA por tentativa de homicidio. Tentou matar o seu padastro, por este o ter impedido talvez de se drogar uma vez mais! Recordações do acto....ele não tem...não se lembra de ter aberto a cabeça ao seu padastro.

Mas uma coisa ele sabe!!! Preso ou não, ele apenas quer a sua droga...vive para ela e sabe que a sua vida não vai além dos 21 anos...sonho...morrer com overdose...suicidio!!!

O plano de vida é drogar-se uma ultima vez e assim vai de vez para o céu!!!

Motivações de vida...não tem...a droga é a sua motivação! E o sonho de ... sonhar.

Monday, January 22, 2007

Tou uma sentimentalista




Amigas...publicamente peço desculpa pela ultima semana. Acho que as saudades me bateram forte e resolvi chorar e sentir-me isolada de tudo e de todos. Marisa e Mara...desculpem...sei que ficaram preocupadas com o que vos disse e com o email que enviei...

Afinal não sou tão "durona" como pensava! Nunca se sintam mal...fui uma palerma e sinto imenso a vossa companhia, o vosso apoio...

Agora estou a conhecer-me bem...e acho que sou demasiado lamechas! Amigas nunca mais gozo com vcs por serem umas choronas...he he he

Adorovo-os e sinto imensas saudades!!!!!

Sunday, January 21, 2007

MPA...o meu local de trabalho

Bem...esta foi uma semana de loucura...!!! Tive medo! Cum caraças...ppl tive mesmo medo!!! Imaginem quando um bando de 45 miudos decidem tomar conta de um edificio...poder, manipulação, agressão, violência foi a ordem do dia...8 horas que pareceram uma semana.

Tou a assistir a viver um verdadeiro filme americano. De momento, abriram-se inquéritos, despediram-se pessoas e mudaram-se adolescentes para outras alas, numa tentativa desesperada de recuperar o poder de um sistema visivelmente quebrado.


Os dias restantes foram duros. Desde o colocar miudos em salas vazias forradas de madeira branca (as chamadas salas de C.I - Crise Intervenção). Onde a ideia é deixar os miudos sem nada, apenas consigo mesmo...onde desde gritos, murros, pontapés...é a sua única terapia, pelo menos até estes se acalmarem e saberem lidar com a sua própria agressividade.

Agora temos o controle...mas eu apenas penso ...até quando?!


Tudo tem um aspecto grotesco, desde a residência, que atravessa o campus até à escola, gabinetes de terapeutas e o gabinete médico.


Quem aqui vem e conhece o perfil destes adolescentes, sabe que as paredes destes edificios já viram muito e isso evidencia-se quando olhamos para as paredes amareladas e esmurradas.

Estores partidos, tintas lascadas...não há um único espaço que esteja completamente branco e sem marcas.

O mobiliário é constituido por sofás rasgados, moveis partidos e riscados...tudo é marcado! Marcas feitas por alguém perturbado e zangado a quem a vida não deu hipoteses de viver...

Os odores...quem leu o livro Perfume, sabe que é possivel descrever odores...eu não tenho essa fabulosa capacidade, mas posso dizer que os odores predominates são de sujidade acumulada, bolor, odor avinagrado, odor de mijo...lugares onde os cheiros se misturam e se perdem, porque alguem que sujou, não limpou porque se perdeu na sua fúria de agressividade com um outro alguém.


Tudo está danificado...jogos partidos, livros rasgados...o pouco que resta intacto são as televisões nas diversas alas que ainda ocupam o tempo de miúdos a quem a vida é madrasta e a sua única motivação é o viver o "agora", pois o amanhã pode não existir.


Termino por dizer que cada vez mais as minhas ideias e pensamentos que trouxe de Portugal estão cada vez mais distantes, esfumaram-se nas poucas esperanças de alguns destes miúdos que aqui encontrei.


De criminosos julgados pela sociedade por trafico de drogas, actos indiscritiveis de violência como tentativa de assassinato, violação...aqui são adolescentes a quem a sociedade está a dar uma última oportunidade, pois ninguém antes se preocupou em lhes proporcionar o que nós temos garantidos...segurança, educação, familia...


Eu e toda a equipa com quem trabalho, somos tudo isto para estes miudos. Com tudo isto a agressividade, a falta de educação com que me defronto todos os dias...agora parecem-me absolutamente normais e aceitáveis...Por vezes sinto que estou a sofrer um processo de des-socialização (nem sei se este termo está correcto, mas penso que se entende)...uma lavagem ao cerebro...


MAS AINDA VALE A PENA...!!!