Thursday, January 4, 2007

Reflectir e mudar...

Hoje recebi um pequeno filme "Childrens see, Children DO!" e de imediato encontrei a resposta do porquê da agressividade, das patologias psiquiátricas e afins dos jovens com quem me encontro a trabalhar!

O filme mostra adultos em situações tão simples como fumar e atirar o cigarro no chão, bater no outro, discriminar alguém, maltratar animais...até aqui nada de mais...mas...no filme, mostra algo mais. Adultos com as suas sombras, crianças que estão a crescer e a aprender e a formar as suas personalidades. E o que vêem eles???!!!...já descrevi...agora pensem...que aprendem estas crianças ao verem estes comportamentos?

Este filme, tão simples, não é nenhuma resposta ou solução milagrosa, mas é algo que nos dá que pensar e hà que analisar e reflectir.

"Apontar" e afastar é o que nós fazemos de melhor. Os piores actos cometidos por crianças e adolescentes, são afinal apenas reflexos dos adultos.

Esses sim os verdadeiros criminosos que cometem atrocidades por vezes em nome até de Deus, Alá (ou alguma outra entidade superior, seja qual for o seu nome).

Comportamento gera comportamento...uma verdade mais que comprovada! Nós adultos somos os modelos que formam as nossas crianças, os adultos de amanha.

Como pode uma criança que cresce num ambiente de violência, incompreensão, descuido se formar um adulto são que vive de acordo com as normas estabelecidas pela nossa sociedade, civismo e o respeito pelo "outro"!

Não pode!!! Ninguém lhe ensinou, lhe mostrou.

Depende de nós, adultos mudar esta realidade cruel e vil que nos afecta a todos! Quem nunca se queixou...ou atirou a primeira "pedra" a algum miudo de chapeu virado...professores, educadores, pais..reflictam...os vossos filhos são o futuro de amanha.

Mas futuro este, que terá de lidar com possiveis criminosos, deliquentes, pois no "agora" apenas houve quem aponta-se e nada fez!

Decidi escrever este pequeno pensamento, dando resposta a algumas pessoas que me perguntam o "porquê" do que faço! Esta é a minha resposta...

No comments: