Estou cansada, mesmo exausta, mas tenho de deixar este relato...
Hoje estive envolvida numa situação de que posso dizer com toda a certeza, foi uma das piores situações que eu já vivi na minha vida.
Ainda tremo quando penso no que me aconteceu, ou melhor não a mim directamente, mas sim a um dos miudos com quem trabalho.
Mike, 17 anos, prestes a tornar-se legalmente adulto (penso que dentro de um mês) com um comportamento social e emocional, considerado normal e pronto para voltar para a familia e para a comunidade.
Mike foi um dos primeiros adolescentes que eu conheci quando aqui cheguei. Na altura ele estava no Mount Prospecy Academy (o meu primeiro local de trabalho) e desde cedo reparei que ele era diferente dos outros, não por ser mais velho, mas porque controlava os seus comportamentos e demonstrava ter algumas das habilidades sociais que nos permitem interagir com os outros...isto ao contrário do que acontecia com os outros adolescentes na mesma instituição.
Pois bem, ao fim de 3 meses, Mike foi transferido para Campton House (o meu actual local de trabalho) onde o programa é mais aberto à comunidade e trabalhamos tantos as habilidades sociais e controle de comportamentos agressivos, mas também desenvolvemos as habilidades profissionais...e onde os adolescentes tem mais liberdades e mais privilégios.
Quando mudei para Campton achei, Mike mais agressivo, emocionalmente desiquilibrado e recomeçou a fumar e quem sabe a beber...ou seja os seus problemas voltaram a evidenciar-se e desde que trabalho com ele em Campton, o seu comportamento só tem vindo a deteriorirar-se de dia para dia.
Hoje...aconteceu. A quebra total! E senti-me completamente impotente, insegura, triste e com um sentimento enorme de falha. Eu era uma das conselheiras juvenis com quem Mike brincava mais, falava e não tinhamos qualquer problema de relacionamento. Pensei eu...
Tudo foi por água abaixo e hoje aprendi que com estes miudos não posso ter zona segura. Baixei a minha guarda e por momentos vi muito de perto o que uma mente desiquilibrada pode fazer. Sem dúvida, personalidade bipolar ao mais alto nivel.
O dia começou tranquilamente. Enviamos dois grupos para actividades fora do campus. Fiquei eu (porque ainda tenho alguma dificuldade em andar, depois do prego no meu pé), o A.J e o John com três miudos. Mike, Nick e o outro Mike. Nick estava fora da comunidade (quer dizer que tem de passar o dia todo no quarto e não pode participar em nenhuma actividade e apenas pode sair para as refeições)...
Pois bem, Nick resolveu ir até ao piso onde estava eu com os dois Mikes. Dado que ele não podia, considera-se que o estudante está fora do programa, logo os outros tem de recolher aos seus quartos até o estudante voltar ao programa e seguir as espectativas.
Pois bem, um dos Mike concordou o outro não. O miudo que eu sempre não percebi porque estava ele nesta instituição de delinquentes juvenis, porque sempre demosntrou ser um miudo, esperto, compreensivo, activo e até ajudava o staff em situações de crises com outros estudantes.
Mike, resolveu por começar a virar mesas, a atirar cadeiras, a insultar-me desde a chamar-me "bicth", emigrante de merda e por ai...nada que eu já não esteja habituada (até pior), mas não desde miudo...
A.J., ouviu e veio ajudar-me...Mike acalmou, e pediu para telefonar à mãe o que eu resolvi deixar devido ao descontrolo da situação. No telefone Mike falou que estava farta de ser tratado como um miudo, com regras parvas e absurdas, que o Staff só o quer lixar e por ai...eu sorri para o A.J., porque Mike estava a ser ridiculo, pois bem o miudo passou-se...
Desligou o telefone, foi para o quarto, mudou de roupa, voltou, atirou uma cadeira ao A.J, mandou uma mesa contra uma janela de vidro, partiou um candeeiro e puxou o alarme de fogo...a parftir dai foi o caos completo. As portas de emergencia fecharam-se, eu pedi ao Nick e ao outro Mike para irmos...tive de fechar o edificio e no meio disto, A.J. lidava com o Mike que partia tudo por onde passava.
Veio a policia e quando tentou para Mike, este virou-se contra o policia e agrediu-o dando-lhe socos na cara e no corpo. A.J. agarrou-o, o policia mandou-lhe um spray para a cara e algemou-o e levou-o para a prisão.
Enquanto o policia o algemava eu tentava acalmar os outros miudos que entretanto chegaram das actividades e se revoltoram contra o policia (nenhum destes miudos, digamos que sejam grandes fãs das autoridades)...
Vi-me no meio de uns 6 miudos agressivos com cadastros criminais com tudo o que possam imaginar a tentar acalma-los e a convence-los que a opção era mesmo a de ignorarem a situação e de não baterem no policia ...
Bem...com isto tudo...imaginem o meu estado...Para me compensar do que fiz, ate acabei o dia em bem...os supervisores mandaram-me ao cinema com 8 miudos a ver o Harry Potter...gostei, mas na minha cabeça apenas revia toda a situação do Mike a bater no policia...
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment